Obstétrico 3D 4D

 O exame obstétrico 3D 4D tem como principal finalidade observar o feto de forma mais realista, pois utiliza-se de tecnologia que torna possível obter imagens em 3 dimensões, são imagens mais fáceis de se entender e mais agradáveis aos olhos. É muito importante salientar que a qualidade do exame depende  muito de fatores como posição do bebê, a proximidade com parede uterina ou placenta, estruturas na frente do feto (membros ou cordão umbilical). Nem sempre é possível conseguir uma imagem de face ou de outra estrutura como pé, mão, genitália. Pode-se repetir o exame em outro dia para tentar uma melhor posição do feto.

A melhor fase para fazer um ultrassom em 3-D ou 4-D é entre 26 e 30 semanas de gravidez. Antes disso o bebê tem pouco tecido adiposo sob a pele, ou seja, é magrinho demais, e os ossos do rosto ficam muito visíveis. Depois de 30 semanas, pode ser que a cabeça fique numa posição difícil de alcançar, muito afundada na sua pelve, e o ultrassonografista pode ter dificuldade em obter uma boa imagem. 

É bom ter consciência também de que nem sempre as fotos ou as imagens vão sair bonitinhas e claras como a gente quer. Tudo depende da posição em que o bebê está, e, no caso da "foto" do ultrassom em 3-D, que ele não fique se mexendo. A posição ideal é com o rosto virado para fora da barriga, com bastante líquido amniótico na frente e sem a interferência do cordão umbilical. 

Se o bebê estiver virado para as suas costas ou estiver com o rosto muito próximo da parede do útero, a imagem pode ficar difícil. A presença de uma camada de gordura na barriga da mãe também interfere na clareza da imagem. 

Um truque é levar alguma coisa doce para comer, como uma bala ou chocolate, para tentar "forçar" o bebê a se mexer e mudar de posição na hora do exame, se necessário. 

Lembrar também que imagens disponíveis na internet e outros meios de divulgação deste método são escolhidas entre as melhores, e que nem sempre seu exame vai ficar igual, ou seu bebê estará do mesmo modo que os das imagens que você  tenha visto nestas propagandas. Como exemplo eu coloco o bebê sorrindo ou mostrando a língua, só conseguiremos uma imagem semelhante se na hora do seu exame tivermos a sorte do seu bebê estar em boa posição e fazendo algo assim.

Em caso de dúvidas entre envie sua mensagem pela página de contato que eu lhe responderei o mais breve possível.

Abaixo apresento imagens normais deste exame.

Clique nas imagens para amplia-las.


 

                             Face Fetal 3 D

                           Face Fetal 3 D

                            Face Fetal 3 D